O Carnaval na Itália 🇮🇹
- Alpha Cidadania
- 1 de mar. de 2022
- 3 min de leitura
É na Itália que acontece uma das festas mais famosas do Carnaval na Europa. E essa festa acontece em Veneza.
Máscaras, e fantasias, brincadeiras, desfiles e muita diversão: o carnaval italiano, é com certeza, uma das festas mais alegres da Itália.
O carnaval italiano é celebrado de norte a sul do país de formas diferentes.
Festejado com fantasias, as famosas máscaras de Veneza, desfiles de carros alegóricos, comidas típicas e até mesmo uma “guerra de laranjas”
Origem do Carnaval Italiano
O carnaval italiano tem origem bem antiga, do fim do período Medieval.
“Carnevale” em italiano, palavra que deriva do latino “carnem levare” e que significa abstenção da carne.
Provavelmente faz referência a quarta-feira de cinzas em que se inicia a abstinência da carne.
Já em Veneza as comemorações só foram instituídas no ano de 1094 por Vitale Falier o 32º doge. Falier propôs que antes do início da quaresma, a população tivesse direito a usufruir de um período de jogos, brincadeiras e diversão pública.

Mas foi em 1296, que o Senado veneziano formalizou o carnaval com um decreto que declarava que o último dia antes da quaresma fosse festa.
A oficialização do evento trouxe consigo uma série de usos, costumes, como fantasias e mascaras, além de caracterizá-lo como um verdadeiro evento comercial.
O Carnaval pela Itália
Veneza
O carnaval em Veneza tem duração de 10 dias, onde ocorre desfiles diários e concursos de fantasias. Com uma programação toda disponível em um site italiano (em italiano e inglês).
Os trajes usados são característicos do século XVIII, e são comuns as máscaras nobres, caretas brancas, roupas de seda e chapéus.
As máscaras são utilizadas pois no século XVI a nobreza se disfarçava para sair e se misturar com o povo. Então para os venezianos, usar uma máscara, representa poder ter a sua identidade desconhecida, em termos de classe social, religiosa ou política.
Viareggio
Outro carnaval muito conhecido é o de Viareggio, conhecida como citadella del carnevale (cidade do Carnaval), que fica na província de Lucca, região da Toscana.
Muito conhecido pelas esculturas de papel machê e pelos carros alegóricos. Uma das tradições das esculturas é a representação de figuras importantes da política e do entretenimento.
É um carnaval conhecido por temas que baseiam-se em satirizar a política e os poderosos italianos, que já acontecem desde 1873, quando teria ocorrido um desfile de máscaras no qual as pessoas protestaram contra o excesso de impostos.
As festas em Viareggo duram até 4 semanas.
Você ainda pode visitar o Museo del Carnevale (Museu do Carnaval em Viareggio) em qualquer época do ano.
Ivrea
O carnaval de Ivrea é famosa por conta das Batalhas de Laranjas que ocorrem nesta data para relembrar um episódio na história de um jovem que se revoltou contra um tirano e todos os seguiram. Os participantes são divididos em equipes, os homens do imperador contra o povo. E aí começa a brincadeira!
Gastronomia

A gastronomia no carnaval conta com pratos típicos de cada região, porém tem um doce que não pode faltar no carnaval que são os típicos “chiacchiere”.
Ele recebe um nome diferente em cada região da Itália. Ele pode ser chamado de crostoli, bugie, struffole, e por aí vai, mas, certamente, o nome mais conhecido é “Chiacchiere di Carnavale”
Consiste basicamente em uma massa frita coberta com açúcar.
Conclusão
É muito curioso, e interessante ver a dedicação e a riqueza de detalhes em todo carnaval italiano, não é mesmo?
Em todo o país a festa está muito ligada à cultura popular, histórias, crenças e também à gastronomia local.
Comments